quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fórmula 1 - Uma grande paixão.

Saindo um pouco do lado "desenvolvimento" da tecnologia e entrando no lado Fórmula 1. Esse esporte é espetacular e uma figura em especial está trazendo de volta a paixão do brasileiro por essa super categoria do automobilismo, que tem um dos maiores trabalhos de tecnologia no mundo.

Voa Felipe, rumo ao Título Mundial de 2008.

LINQ - Language Integrated Query - .Net Framework 3.5

Até pouco tempo atrás eu reclamava bastante dessa história de utilizar linguagem orientada em banco estruturado. Isso era um saco. Eis que um belo dia tomo conhecimento de uma biblioteca chamada NHibernate ("irmã" da Hibernate utilizada no Java) e Voilà. A maioria de meus problemas resolvidos. Apesar de requisitar um certo trabalho braçal no começo da aplicação que está sendo desenvolvida, ajuda e muito na questão da persistência dos dados.

Então está tudo certo? Estava, até a Microsoft chegar com o novo .Net Framework 3.5 e junto com ele o LINQ (Language Integrated Query), que reduz, e muito, o trabalho braçal e algumas vezes cansativo, do NHibernate. Nada de ficar criando XML pra cada tabela e os gets e sets para cada campo da tabela. No LINQ seu único trabalho e arrastar e soltar.

Eu que já estava feliz com o NHibernate cheguei ao paraíso com o LINQ. É simplesmente espetacular.

Veja alguns artigos, bem mais técnicos, sobre o LINQ:

- Apresentando o LINQ
- Conhecendo o LINQ

Veja no vídeo abaixo um excelente "bate-papo" promovido pelo Ramon Durães (http://blogs.2pc.com.br/ramonduraes/), um grande profissional da área de desenvolvimento, dando mais detalhes e falando do prazer de utilizar o LINQ